"Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, haveria sangue suficiente para atender toda população". Essa é uma frase que ecoa nos hospitais, nos centros de distribuição de sangue e na cabeça das pessoas e famílias que precisam de sangue para continuarem a vida. Se cada pessoa saudável doasse pelo menos duas vezes ao ano, teria sangue para todos.
Segundo o Ministério da Saúde, por ano só 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Esse número está dentro dos parâmetros definidos pela OMS, de 1% a 3% da população, mesmo assim há épocas do ano em que os hemocentros passam por uma grande carência de doadores e assim muitas pessoas que precisam não recebem doação. O ideal é que 3% a 5% da população doe regularmente, que cada pessoa saudável doe pelo menos duas vezes ao ano.
A doação de sangue é super segura, simples, não causa riscos à pessoa que está doando e pode ser realizada em menos de uma hora. Existem vários benefícios em se tornar um doador regular, o primeiro deles é claro, compartilhar a continuidade da vida para alguém, na verdade em uma única doação, você pode salvar até 4 vidas e o sangue doado é reposto no nosso organismo em 24h.
Além disso, doar sangue reduz o excesso de ferro no sangue, diminuindo as chances de ocasionar inflamações. Doar regularmente também reduz a incidência de câncer e reduz em até 88% o risco de doenças cardíacas, ou seja, doar sangue é também um hábito saudável. É também um cuidado consigo mesmo, pois você realiza vários exames rápidos para saber se está tudo ok, dessa forma, você tem um controle para saber se está saudável.
Melhor do que fazer a doação uma vez é tornar esse gesto um compromisso, tornando-se um doador frequente. Consulte o site http://www.prosangue.sp.gov.br/home/ para conferir o estoque atual de sangue, para tirar todas as dúvidas e agendar no hemocentro mais próximo de você a sua doação. Se cada pessoa saudável doasse pelo menos duas vezes ao ano, teria sangue para toda população. Seja um herói e faça pulsar a vida nas veias de quem precisa.
Texto por: Thiago Sartori Rodi, 12/08/2021
Fontes:
https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/5-motivos-para-voce-doar-sangue
https://www.paho.org/pt/dia-mundial-doador-sangue
http://www.prosangue.sp.gov.br/duvidas/Default.html